Quem somos

O NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) é um departamento integrante do UniCIETEC (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da UniEVANGÉLICA), criado para intermediar a relação entre o pesquisador e órgãos de fomento para pesquisas, empresários e a Academia e incentivar  empreendedorismo inovador para implementação de uma gestão de transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

Nossa Missão

Disseminar a importância da prática da pesquisa científica voltada à inovação e ao empreendedorismo, as relações entre a UniEVANGÉLICA e a sociedade civil, empresarial, agências públicas e privadas para a transferência de tecnologia, em contribuição ao desenvolvimento tecnológico, social e cultural da região de Anápolis e seu entorno.

Propriedade Intelectual

A inovação se destaca como um importante instrumento de promoção do desenvolvimento econômico na sociedade moderna. Assim surge a necessidade de se proteger o criador de toda e qualquer produção de intelecto, nas esferas industrial, científica, literária ou artística.

Segundo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a Propriedade Intelectual abrange patentes, marcas, desenho industrial, indicações geográficas, proteção de cultivares, além do direito autoral.

  • Patente: Direito exclusivo concedido a uma invenção, que consista em um produto ou um processo que prevê, em geral, uma nova maneira de fazer algo, ou oferece uma nova solução técnica para um problema.
  • Marca: É um sinal visualmente perceptível capaz de distinguir os produtos ou serviços de uma empresa, principalmente, em relação a outros concorrentes.
  • Desenho Industrial: Forma Plástica ornamental de um objeto ou conjunto ornamental original de linhas e/ou cores que, com fim industrial ou comercial, podem ser utilizados ou aplicados na fabricação de um produto industrial ou artigo utilitário, para proporcionar resultado visual novo e original na sua configuração externa.
  • Indicação Geográfica: Expressão usada para designar o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que distingue produtos ou serviços cujas qualidades ou características devam-se, exclusiva ou essencialmente, ao meio geográfico, incluídos fatores humanos e naturais.
  • Cultivares: Espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam. Elas se distinguem das outras variedades da mesma espécie de planta por sua homogeneidade, estabilidade e novidade.
  • Direitos de autor são direitos conferidos aos criadores de obras literárias e artísticas.

Transferência de Tecnologia

A Propriedade Intelectual assegura a seu titular o direito exclusivo na fabricação, comercialização, importação, uso, venda, cessão e licenciamento do produto do conhecimento.

A transferência de tecnologia é o processo em que o titular cedo o direito a outrem de utilizar e /ou explorar determinado conhecimento através do licenciamento ou cessão conforme acordado entre as partes em contato, podendo ainda prever ganhos econômicos.

Segundo o INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a transferência de tecnologia pode ser realizada através de: licença de exploração de patentes, licença de uso de marca, fornecimento de Tecnologia, licença de exploração de desenho industrial, franquia, prestação de serviços e assistência técnica.

  • Elaboração e intermediação de contratos de transferência de tecnologia

  • Apoio técnico a projetos de pesquisas

  • Divulgação de editais de fomento à pesquisa em todas as áreas do conhecimento

  • Proteção da propriedade intelectual

    Orientação, consultoria para identificação de produtos, processos e marcas passíveis de registro, redação e depósito do pedido de registro junto ao órgão responsável pela proteção

  • Elaboração e manutenção da política e das resoluções de inovação da UniEVANGÉLICA

  • Incentivo a prática do empreendedorismo e inovação na UniEVANGÉLICA

  • Ações de estímulo ao desenvolvimento de projetos de PD&I com empresas e outras universidades

Unicietec

(62) 3310-6783

contato.nit@unievangelica.edu.br